segunda-feira, 14 de novembro de 2011

17 de Novembro: Dia do Não Fumador



      Tabaco vs saúde

Existem várias fontes de informação que te podem ser muito úteis para os teus trabalhos.

Existem dois tipos de recursos:

- Os recursos presenciais (livros e documentos audiovisuais);

- Os recursos online que podem ser consultados usando os computadores e a Internet.

Para realizares esta ficha terás que consultar a internet.

Sítios sugeridos:

http://web.educom.pt/pr1305/cigarro.htm

http://www.arscentro.min-saude.pt/SaudePublica/Literacia/ProjectoConhecerSaude/Paginas/Tabacoesaude.aspx

http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g/tabaco.htm

Em casa ou na zona de consulta da internet da tua Biblioteca, acede aos sítios indicados e procura as respostas para as perguntas seguintes:

1. Quais são as componentes do tabaco?

2. Quais são os efeitos do tabaco no corpo humano?

3. A atual lei do tabagismo proíbe o fumo em locais fechados. Concordas? Justifica a tua opinião.

4. Quando a mãe fuma durante a gravidez o feto é afetado? Indica de que forma.

5. Depois do bebé nascer a mãe pode fumar? Justifica a tua resposta.

6. Qual é a estimativa relativamente ao número de mortes relacionadas com o tabaco para 2025?

7. Identifica as vantagens de deixar de fumar.

Sugestão: Com as informações recolhidas elabora um cartaz apelativo sobre os malefícios do tabaco.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia Mundial da alimentação


Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para ter uma boa saúde.
Consulta na tua Biblioteca os livros em destaque sobre essa temática. Para mais informações propomos o visionamente do filme seguinte:



Alguns hotpotatoes sobre a alimentação:


Consulta ainda a página do professor Vaz Nunes:
http://web.educom.pt/pr1305/alimenta.htm
Exmo. Sr. Encarregado de Educação:

            A biblioteca escolar tem à disposição do seu educando, uma diversidade de materiais e recursos pedagógico/ didáticos, de apoio às aprendizagens e desenvolvimento de competências conducentes ao sucesso escolar.

            Como ficou demonstrado, uma vez mais, com a análise das requisições de livros para leitura domiciliária e a das estatísticas da utilização livre da BE pelos alunos (isto é nos tempos livres dos alunos) e a sua comparação com os resultados obtidos nos exames externos (Provas de aferição de Língua Portuguesa e de Matemática dos 4º e 6º anos). Os alunos que obtiveram melhores resultados foram os alunos que mais livros requisitaram para leitura domiciliária e que mais frequentaram a Biblioteca (para fazer os trabalhos de casa, para ler ou para utilizar os seus recursos) e a maioria dos alunos que obtiveram as classificações D ou E nunca, ou raramente, requisitaram livros.

            Convictos, que quer a escola, quer a família, têm o mesmo objetivo, propomos-lhe que motive o seu educando a frequentar este espaço educativo e a participar nas atividades que a mesma propõe, ao longo do ano letivo.

            Numa perspetiva de continuidade de parceria entre a biblioteca e a família, gostaríamos de contar novamente consigo nas atividades de voluntariado da leitura ou outras que nos possa sugerir.

            A Biblioteca funciona ininterruptamente das 8.30h às 17,30h, de segunda a sexta. O seu educando, além do empréstimo de livros e das atividades propostas, pode pesquisar informação para realização de trabalhos, visionar filmes, participar no clube de leitura expressiva, clube europeu e outras. Agradecíamos também sugestões, que visem o melhor funcionamento deste espaço, para melhor servir toda a comunidade escolar, que poderá  colocar aqui, enviar pela caderneta escolar do seu educando ou deslocando-se a este espaço.
  

                            A equipa da Biblioteca

De volta



Caros amigos

Cá estamos de novo. O ano letivo já começou e a biblioteca, como sempre, abriu as portas a todos os que gostam de viajar com os livros, proporcionando-te novas “viagens” e “descobertas”.

Este espaço é teu  e pretendemos que usufruas de todos os recursos que esta te oferece. Lembra-te que os livros gostam de conversar contigo e detestam estar sozinhos nas estantes! Por isso, és sempre bem-vindo e desejamos-te um bom ano, com muitas, muitas leituras.



A equipa da biblioteca.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mostra a tua Criatividade

O Concurso Grande C está de Volta.
O Grande © é um projecto promovido pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada, dirigido às escolas do Ensino Secundário e 3º Ciclo.

O Grande © permite a criação de obras pelos próprios alunos, podendo estes candidatar-se a uma ou mais das sete categorias:

• Música (com as sub-categorias Instrumental e Canção [melodia letra]);
• Letra;
• Design de Capa (com as sub-categorias CD/Disco; DVD; Livro; Jogo ou Revista);
• Vídeo (com as sub-categorias Videoclip, Documentário e Curtíssima);
• Fotografia (com as sub-categorias Retrato; Paisagem; e Crónica Fotográfica);
• Escrita Criativa (com as sub-categorias: Conto; Ensaio, Poesia ou Teatro)
• Media (com as sub-categorias: Generalista; Desporto; Moda; Artes e Espectáculos; Viagens ou outros).



Para consultar o resto do regulamento vai a :
http://www.grandec.org/#/regulamento

Concurso Nacional de Leitura- Vencedores da 1º Prova

3º ciclo

1º Inês Carolina Escobar 7º A
2º António Tiago 7º A
3º Ana Afecto 7º C

Ensino Secundário

1º Cristina Isabel Caetano 11º BCT
2º Pedro Rafael Moura 10º ACT
3º Carla Ferreira 10º CHLH

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura

1ª Prova de selecção:

Prova a realizar na Biblioteca Escolar, sobre os livros escolhidos :
3º ciclo:
- Os Lusíadas Contados às Crianças e Lembrados ao Povo adaptação em Prosa de João de Barros


- Mataram o Rei de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada



Ensino secundário:
- Mataram o Sidónio de Francisco Moita Flores


- Felizmente Há Luar de Luís de Sttau Monteiro




Segunda, 10 de Janeiro pelas 13h30
Ou
Quarta, 12 de Janeiro pelas 14h15