segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Exmo. Sr. Encarregado de Educação:

            A biblioteca escolar tem à disposição do seu educando, uma diversidade de materiais e recursos pedagógico/ didáticos, de apoio às aprendizagens e desenvolvimento de competências conducentes ao sucesso escolar.

            Como ficou demonstrado, uma vez mais, com a análise das requisições de livros para leitura domiciliária e a das estatísticas da utilização livre da BE pelos alunos (isto é nos tempos livres dos alunos) e a sua comparação com os resultados obtidos nos exames externos (Provas de aferição de Língua Portuguesa e de Matemática dos 4º e 6º anos). Os alunos que obtiveram melhores resultados foram os alunos que mais livros requisitaram para leitura domiciliária e que mais frequentaram a Biblioteca (para fazer os trabalhos de casa, para ler ou para utilizar os seus recursos) e a maioria dos alunos que obtiveram as classificações D ou E nunca, ou raramente, requisitaram livros.

            Convictos, que quer a escola, quer a família, têm o mesmo objetivo, propomos-lhe que motive o seu educando a frequentar este espaço educativo e a participar nas atividades que a mesma propõe, ao longo do ano letivo.

            Numa perspetiva de continuidade de parceria entre a biblioteca e a família, gostaríamos de contar novamente consigo nas atividades de voluntariado da leitura ou outras que nos possa sugerir.

            A Biblioteca funciona ininterruptamente das 8.30h às 17,30h, de segunda a sexta. O seu educando, além do empréstimo de livros e das atividades propostas, pode pesquisar informação para realização de trabalhos, visionar filmes, participar no clube de leitura expressiva, clube europeu e outras. Agradecíamos também sugestões, que visem o melhor funcionamento deste espaço, para melhor servir toda a comunidade escolar, que poderá  colocar aqui, enviar pela caderneta escolar do seu educando ou deslocando-se a este espaço.
  

                            A equipa da Biblioteca

De volta



Caros amigos

Cá estamos de novo. O ano letivo já começou e a biblioteca, como sempre, abriu as portas a todos os que gostam de viajar com os livros, proporcionando-te novas “viagens” e “descobertas”.

Este espaço é teu  e pretendemos que usufruas de todos os recursos que esta te oferece. Lembra-te que os livros gostam de conversar contigo e detestam estar sozinhos nas estantes! Por isso, és sempre bem-vindo e desejamos-te um bom ano, com muitas, muitas leituras.



A equipa da biblioteca.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mostra a tua Criatividade

O Concurso Grande C está de Volta.
O Grande © é um projecto promovido pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada, dirigido às escolas do Ensino Secundário e 3º Ciclo.

O Grande © permite a criação de obras pelos próprios alunos, podendo estes candidatar-se a uma ou mais das sete categorias:

• Música (com as sub-categorias Instrumental e Canção [melodia letra]);
• Letra;
• Design de Capa (com as sub-categorias CD/Disco; DVD; Livro; Jogo ou Revista);
• Vídeo (com as sub-categorias Videoclip, Documentário e Curtíssima);
• Fotografia (com as sub-categorias Retrato; Paisagem; e Crónica Fotográfica);
• Escrita Criativa (com as sub-categorias: Conto; Ensaio, Poesia ou Teatro)
• Media (com as sub-categorias: Generalista; Desporto; Moda; Artes e Espectáculos; Viagens ou outros).



Para consultar o resto do regulamento vai a :
http://www.grandec.org/#/regulamento

Concurso Nacional de Leitura- Vencedores da 1º Prova

3º ciclo

1º Inês Carolina Escobar 7º A
2º António Tiago 7º A
3º Ana Afecto 7º C

Ensino Secundário

1º Cristina Isabel Caetano 11º BCT
2º Pedro Rafael Moura 10º ACT
3º Carla Ferreira 10º CHLH

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura

1ª Prova de selecção:

Prova a realizar na Biblioteca Escolar, sobre os livros escolhidos :
3º ciclo:
- Os Lusíadas Contados às Crianças e Lembrados ao Povo adaptação em Prosa de João de Barros


- Mataram o Rei de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada



Ensino secundário:
- Mataram o Sidónio de Francisco Moita Flores


- Felizmente Há Luar de Luís de Sttau Monteiro




Segunda, 10 de Janeiro pelas 13h30
Ou
Quarta, 12 de Janeiro pelas 14h15

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dia Europeu da Internet Segura 2010

Hoje é o Dia Europeu da Internet Segura 2010.

A internet é seguramente um instrumento de trabalho e de lazer fantástico. Está tudo à distância de um clic: Fotos, informações, jogos, músicas, mails de amigos, etc mas também, à mesma distância, encontram-se muitos perigos. Temos que saber prevenir e tomar precauções básicas e também manter um comportamento correcto e seguro:
- Respeitar os direitos de autor;
- Não fazer downloads ilegais;
- Nunca dar informações pessoais a desconhecidos;
- Não abrir e-mails de pessoas que não conhecemos;
- Não aceitar convites ou encontros com ciberamigos ...
São muitos os cuidados que devemos ter para que este meio privilegiado de comunicação não se transforme num pesadelo.
Para mais informações consulta o site da Internet segura e aproveita para jogar e testar os teus conhecimentos sobre a Internet.