quarta-feira, 1 de abril de 2009
terça-feira, 24 de março de 2009
VI Encontro de Professores de Português e III Lanche Literário
Na próxima 4ª feira, dia 25 de Março, pelas 14 e 30h, irá decorrer no polivalente da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado o VI Encontro de Professores de Português e III Lanche Literário, com a presença do autor António Sá Gué.
Programa
I- Sessão de abertura
II- Apresentação do autor
III- Apresentação de trabalhos realizados pelos alunos sobre o livro “Contos dos Montes Ermos”
IV- Leitura dos textos premiados dos Concursos Literários da Biblioteca e entrega dos prémios
V- Representação do Grupo de Teatro “Alma de Ferro”
VI- Actuação da Tuna Escolar & Lanche convívio
II- Apresentação do autor
III- Apresentação de trabalhos realizados pelos alunos sobre o livro “Contos dos Montes Ermos”
IV- Leitura dos textos premiados dos Concursos Literários da Biblioteca e entrega dos prémios
V- Representação do Grupo de Teatro “Alma de Ferro”
VI- Actuação da Tuna Escolar & Lanche convívio
António Sá Gué
António Sá Gué, nasceu em 1959, na freguesia de Carviçais, concelho de Torre de Moncorvo, em plena Terra Quente Transmontana. Após terminar o ensino secundário, alista-se como voluntário, com 20 anos de idade, no Exército Português. Passou pelos postos hierarquicamente mais baixos e, em 1990, ascendeu ao oficialato após ter concluído o curso no Instituto Superior Militar. Estreou-se na escrita em 2007, com a publicação do romance As Duas Faces da Moeda. Nesse mesmo ano, a Papiro Editora, atribuindo-lhe o título de “Melhor Conto” publicado no biénio 2006/2007. É co-autor do livro de contos infantis Mimos e Contos de Natal, publicado pela mesma editora. Na colectânea de contos, intitulada Contos dos Montes Ermos, que agora está a lançar, as personagens são gente remota, as terras são longínquas, mas a temática é intemporal.
Etiquetas:
398.2 - Contos (tradição popular),
António Sá Gué
sábado, 14 de março de 2009
St. Valentine's Day Poetry
My first look
When I first saw her,
there was a mist around my world.
I thought she was an angel
I thought she was a bright moon.
When I first saw her,
there was silence in the skies.
It was a flashlight.
It was her smile.
When I first saw her,
the world changed into a sea of roses.
I think I love her.
I think she loves me.
Under clouds and heaven…
Under earth and sea…
She was there
staring me,
watching me.
With just one look, I stop.
With just one look, I saw the beauty in front of my eyes.
João Amaro, nº15, 9ºB
A true soul
My only treasure
My only soul
I keep it to my heart
I keep it to my love.
A river of wonders.
A place of beauties.
It`s where I see her.
It`s I dream about her.
My own adventure
My own true meaning.
With her, the darkness goes away.
With her, happiness is a constant friend.
Flying over our heads
walking in our feet.
It`s our love
It`s our love.
João Amaro, nº15, 9ºB.
When I first saw her,
there was a mist around my world.
I thought she was an angel
I thought she was a bright moon.
When I first saw her,
there was silence in the skies.
It was a flashlight.
It was her smile.
When I first saw her,
the world changed into a sea of roses.
I think I love her.
I think she loves me.
Under clouds and heaven…
Under earth and sea…
She was there
staring me,
watching me.
With just one look, I stop.
With just one look, I saw the beauty in front of my eyes.
João Amaro, nº15, 9ºB
A true soul
My only treasure
My only soul
I keep it to my heart
I keep it to my love.
A river of wonders.
A place of beauties.
It`s where I see her.
It`s I dream about her.
My own adventure
My own true meaning.
With her, the darkness goes away.
With her, happiness is a constant friend.
Flying over our heads
walking in our feet.
It`s our love
It`s our love.
João Amaro, nº15, 9ºB.
A Menina Que Detestava Livros
Era uma vez uma menina chamada Mina.
Se num livro procurassem o significado do seu nome, descobriam que significa «peixe» em antigo.
Mas a Mina não sabia porque não procurava o significado de lado nenhum. A Mina chegava a casa e via livros à frente dela, mas ela detestava ler e também detestava livros.
A Mina tinha sempre livros em cima do sofá, das cadeiras, das arcas, das escadas e dos roupeiros.
Os pais da Mina estavam a jantar e a ler um livro e a Mina disse:
- Destesto livros!
E depois o pior de tudo era que os pais da Mina estavam sempre a trazer livros para casa.
Uma manhã, depois, a Mina foi preparar o pequeno-almoço para o Max e para ela. A Mina, depois, chamou o Max para dizer que o pequeno-almoço estava pronto, mas o Max não aparecia. E a Mina tentou novamente:
- Max! - chamou ela - O pequeno-almoço está pronto!
E ele continuava sem aparecer.
«Onde poderá ele estar?», pensou a Mina.
Nos livros havia príncipes, princesas, fadas e rãs. E um lobo e três porquinhos e um troll traquinas, em cima de um tronco.
Por fim, a Mina gostava de ler livros e depois contou uma história aos animais que estavam à volta dela. Pegou em seguida noutro livro de histórias. Um a um, começou a ler todos os seus livros. E, um a um, os animais encontraram o livro a que pertenciam.
Por fim, ficou um, um coelhinho apenas vestido com um casaquinho azul.
Mas o coelhinho ficou à frente de Mina, apoiando-se ora numa pata ora noutra, nervoso, mexendo o nariz peludo.
Idalina, 4ºB
Etiquetas:
conto,
Primeiro Ciclo
Subscrever:
Mensagens (Atom)




