Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens

domingo, 5 de julho de 2009

Agradecimento da Equipa do Blogue e da Biblioteca

Para todo o nosso público, desejamos um bom período de férias, na companhia da famílias, dos amigos e de óptimos livros (companheiros de todas as horas), agradecendo todo o apoio que nos prestaram e que têm vindo a prestar, juntamente com o contributo do conhecimento, sem o qual não éramos mais do que um livro sem páginas.
Fazemos uma avaliação mais do que positiva dos três anos de actividade deste blogue, o que leva a concluir que um projecto como este só beneficia em se manter activo e moderno.

Queremos, também, agradecer à Drª Rosário Caldeira pelo incentivo que concedeu à iniciativa e aos conhecimentos que nos proporcionou, ajudando-nos a melhorar e a evoluir.
Deixamos aqui algumas sugestões de leituras para tempos mais calmos, de lazer e preguiça (esperemos que se inspirem e que gostem das obras recomendadas):
- A 11ª Praga, de Willbur Smith (Editora Ulisseia)
- Colisão, de Jeff Abbott (Editora Civilização)
- Histórias Escolhidas por um Psicopata, de Edgar Allan Poe (Editora Não Indicada)
- 333, de Pedro Sena-Lino (Porto Editora)
- E Se Obama Fosse Africano? E Outras Intervenções?, de Mia Couto (Editorial Caminho)
- Não Tenhas Medo do Escuro, de Gabriel Magalhães (Editora Difel)
- A Montanha Mágica, de Thomas Mann (Editora Dom Quixote)
- A Solidão dos Números Primos, de Paolo Giordano (Editora Bertrand)
- Onde Vamos Papá?, de Jean-Louis Fournier (Editora Guerra e Paz)
- Mrs. McGinty Está Morta, de Agatha Christie (Asa Editora)
Muito obrigado a todos e bom descanso.
A Equipa do Blogue e a Equipa da Biblioteca

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Concurso "Uma Aventura... Literária 2009"

Gostas de ler os livros da colecção "Uma Aventura"?
Gostas dos livros de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães?
Participa neste concurso. Este ano apresenta algumas novidades.
Podes concorrer nas modalidades de Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e ainda Olimpíadas da História.
O concurso destina-se a alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos e decorre até 15 de Fevereiro de 2009.

Regulamento
Concurso "Uma Aventura... Literária 2009"
O Concurso Uma Aventura... Literária 2009 tem cinco modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.

Modalidade Texto Original: Um texto original, imaginado pelo concorrente, com personagens originais. Tema livre. (Uma ou duas páginas dactilografadas ou manuscritas.)
Modalidade Crítica: Crítica a qualquer dos livros seleccionados para o concurso. (Uma página dactilografada ou manuscrita.)
Modalidade Desenho: Um desenho que ilustre um momento de qualquer dos livros a concurso – desenhos a preto e branco em papel A4. (Os concorrentes não devem imitar os desenhos dos livros.)
Modalidade Teatro: Adaptação teatral de um episódio à escolha dos livros a concurso.
Modalidade de Olimpíadas de História: Resumo, ilustrado com um desenho ou colagens, de um texto seleccionado num dos livros a concurso. Máximo 3 páginas.

Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo. Devem vir identificados com o nome do(s) concorrente(s), morada, telefone, idade, ano que frequenta(m), nome e morada da escola e nome do(s) professor(es) coordenador(es). O fornecimento destes dados deve ser feito através do preenchimento de uma ficha fornecida pela Editorial Caminho. Esta ficha estará disponível no site http://www.uma-aventura.pt e será enviada a quem a solicitar.

O Júri será constituído por uma equipa da Editorial Caminho.
Os trabalhos concorrentes não serão devolvidos.

Prémios de Crítica, Texto Original e Desenho
Os trabalhos serão divididos por quatro graus de ensino: 1.º Ciclo; 2.º Ciclo; 3.º Ciclo; Ensino Secundário. No 1.º Ciclo haverá três prémios para os alunos do 1.º e 2.º ano e três para os alunos do 3º e 4º ano.
Os trabalhos premiados (três por cada grau de ensino e por cada modalidade) serão publicados com o nome e com a fotografia dos autores, bem como o nome da escola que frequentam, num livro da colecção Uma Aventura.
A cada trabalho premiado corresponderá ainda um cheque-livro da Editorial Caminho (1º Prémio – 50 euros, 2º Prémio – 37 euros e 3º Prémio – 25 euros).
Os professores responsáveis por estes trabalhos premiados recebem igualmente, por trabalho, um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 25 euros.
Prémios de Teatro
Nesta modalidade não há distinção por graus de ensino e são premiadas as cinco melhores adaptações teatrais com 2 tipos de prémios:
Um cheque-livro no valor de 50 euros para os autores do texto e a publicação do trabalho no site http://www.uma-aventura.pt/ com o nome e fotografia dos autores, bem como o nome da escola que frequentam.
Convite para que os autores do texto ou colegas da mesma escola representem a peça numa festa a realizar no Teatro Aberto, em Lisboa, onde serão atribuídos troféus aos melhores actores principais feminino e masculino, aos melhores actores secundários feminino e masculino, ao melhor guarda roupa e ao melhor cenário.
Os professores responsáveis por estes trabalhos premiados recebem igualmente, por trabalho, um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 25 euros.
Prémios de Olimpíadas de História
Nesta modalidade, além de cheques-livros, os premiados recebem medalhas de bronze, medalha de prata, medalha de ouro (por bronze, prata ou ouro entenda-se a cor da medalha)
Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo. Devem vir identificados com os dados da escola, professor(es) e do(s) concorrente(s)
Os professores responsáveis por estes trabalhos premiados recebem igualmente, por trabalho, um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 25 euros.
Menções Honrosas
Os concorrentes distinguidos com Menções Honrosas recebem um livro oferecido pela Caminho (um por trabalho) e um Diploma de Menção Honrosa.
Prémios de Participação
Todos os concorrentes recebem um Diploma de Participação e um autocolante.
Todos os professores responsáveis pelos trabalhos apresentados a concurso recebem um Diploma de Coordenação Pedagógica.
Todas as escolas que participem recebem um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 15 euros.

Prazos e Contactos
Os trabalhos devem ser enviados, pelo correio, até ao dia 15 de Fevereiro de 2009 (Data dos CTT) para: Concurso Uma Aventura... Literária 2009 Editorial Caminho Rua Cidade de Córdova, n.º 2 2610-038 Alfragide
A lista de premiados será publicada na comunicação social e no site http://www.uma-aventura.pt/ na primeira semana de Maio.

Para mais informações contactar, em dias úteis das 10.00h às 13.00 h e das 14.00h às 18.00h, através dos telefones: 214272287 e 214272200, telefax: 214272201, e-mail: fantastico@caminho.leya.com ou pelo correio para: Editorial Caminho – Rua Cidade de Córdova, n.º 2 – 2610-038 Alfragide.

Livros a Concurso
Modalidade de Crítica e Desenho
Todos os livros da colecção Uma Aventura; Todos os livros da colecção Viagens no Tempo; A Lenda das Sete Cidades; Os Primos e a Fada Atarantada; A Gata Gatilde; Três Fábulas.
Modalidade Teatro
Três Fábulas; Portugal – História e Lendas; Os Primos e a Bruxa Cartuxa.
Modalidade Olimpíadas da História
História de Portugal – Portugal Encoberto e Restaurado (7.º Vol.); História de Portugal – Portugal no Século das Luzes (8.º Vol.)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cuidados com os livros

Queres ver vídeos interessantes sobre livros? Consulta o seguinte endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=A6EczmVz1PU

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Feliz Natal - PNL

Carrega na imagem acima, para ouvires o Pai Natal a desejar-te as Boas Festas e para te aconselhar nas tuas leituras natalícias, com a ajuda do Plano Nacional de Leitura.

O nosso objectivo é ter uma biblioteca como esta!
Preenchida, colorida e divertida!
FELIZ NATAL!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O (In)Sustentável Prazer de Ler

O (in)sustentável prazer de ler

Ler… Será um prazer sustentável ou insustentável? Ler, ler, até não podermos mais, ou, por outro lado, não ter tempo ou paciência, muito menos vontade. Será que o prazer de ler é sustentável? Ou será que é insustentável?
Hoje em dia, a maioria das pessoas queixa-se com falta de tempo, para isto e para aquilo, porque trabalham o dia todo, chegam a casa têm que tratar das tarefas caseiras, dar atenção aos filhos e, claro, ver a novela da noite, à qual é importante não perder um único episódio. E, depois de tudo isto, haverá tempo para ler? Não creio. Agora no caso dos estudantes, o que acontece? Será que terão algum tempo livre para ler? Acontece o seguinte: os jovens, na actualidade, saem da escola, têm de estudar ou trabalhos para fazer, ocupem muito ou pouco tempo, o tempo restante é para descontraírem e fazerem coisas diferentes, como ouvir música, ver televisão, irem ao Messenger, sair com os amigos… Ler, não importa, é chato, aborrecido, é uma verdadeira perda de tempo. Basta ler quando se é obrigado.
Analisando bem os casos o prazer de ler é inexistente. Na opinião de uns não há tempo, na de outros é tempo perdido, na minha, acho que quem tem gosto pela leitura arranja sempre um tempinho, é super importante ler!
Mas há um aspecto curioso, que surge da análise destes casos, o que se entende por sustentável prazer de ler? E por insustentável?
Para cada uma das perguntas vejo duas hipóteses: para a primeira, o prazer pode ser sustentável, na medida em que o facto de possuirmos um intenso prazer de ler e sermos verdadeiras devoradoras de livros, isso não nos causa qualquer transtorno, nem à saúde, nem à carteira, se soubermos gerir o tempo, se controlarmos o prazer. Por outro lado, pode-se entender por sustentável prazer de ler, o facto de as pessoas não quererem ler e arranjarem desculpas como: “não tenho tempo”, “não tenho paciência” ou “é uma perda de tempo”. Nestes termos, o prazer é sustentável, bastante sustentável até, uma vez que, as pessoas em causa, não têm sequer o hábito, não possuem o vício, logo não são prejudicados economicamente. Ficam sem conhecimento mas ao menos não têm que ocupar o tempo livre a ler.
A resposta à segunda pergunta, o prazer de ler pode ser insustentável, pois se há alguém que é verdadeiramente viciado, isso pode ser bastante prejudicial, por exemplo. No caso de alguém que tem o hábito de devorar livros e, cada vez que tiver oportunidade, comprar um, pode ser prejudicial, pois pode haver coisas mais importantes para comprar, ou deixar de fazer uma coisa super importante, para ler. Do nosso vício de ler, podemos acabar por comprar um livro caro que acabamos por até não gostar muito. Por outro lado, pode existir a obrigação de ler, sem qualquer prazer, lemos apenas porque temos que ler, porque somos obrigados.
Em suma, qualquer que seja a situação, quer esteja presente ou não o prazer e o gosto pela leitura, traz desvantagens quando há excessos em demasia.
Certo é que ler é importante: alarga a cultura, aprofunda os conhecimentos, alarga os horizontes da imaginação. E quem tem o prazer de ler, deve fazê-lo, quem o não tem deve ler também. E, em cada acto, deve ter-se a consciência de que tudo o que é em excesso prejudica, quer duma maneira quer de outra.
Daí o sentido de sustentável e insustentável terem, cada um, sentidos opostos, ambos podendo ter as suas desvantagens.
Cabe pois, a cada um, perceber se o seu prazer é sustentável ou não.
Ana Escobar, 11.ºCHLH, Novembro/2008